A musculação é , evidentemente, o exercício destinado à hipertrofia em níveis significativos, quantificáveis, visíveis. Se o desejo é por emagrecer, o trabalho de musculação continuará sendo para causar hipertrofia.
O músculo é um grande consumidor de energia, e seu aproveitamento, seu rendimento é baixíssimo, ou seja, com o exercício muscular gastamos muita energia.
Nosso corpo precisa aprender a mobilizar energia e não a conservá-la. Se você adapta seu corpo com atividades leves a 'utilizar as gorduras' como fonte de energia, você ensinará a ele que a gordura deve ser armazenada para quando for preciso usá-la.
Por outro lado, músculos fortes e maiores, gastam mais energia durante todo o dia além de aumentar o armazenamento de carboidratos (glicogênio) em detrimento das gorduras. Como você se adapta a usar esses carboidratos estimulamos o aproveitamento da insulina reduzindo problemas causados pela diabete, que acomete boa parte da população obesa.
Músculos fortes facilitam a execução de trabalho preservando nosso coração - que se sobrecarrega nos sedentários - e preserva as articulações pois dá suporte às cargas impostas ao sistema ósseo e ligamentar.
Músculos com mais glicogênio têm a capacidade de resistência aumentada e melhoram até a auto-estima.
O treino para emagrecer, então, será orientado para o desenvolvimento desta massa muscular, podendo ser complementado com atividades contínuas como corrida ou natação e seguindo-se, principalmente, uma alimentação que dê suporte nutricional adequado nunca essas dietas ridículas de revistinhas de artistas que fazem você perder peso - pois reduz a massa muscular, óssea e desidrata.
Engraçado que no século 21 ainda tem gente que acredita em receitinha de bolo e quer ter resultados perfeitos sem fazer sacrifícios. Vai acabar na bomba ou na cirurgia.
Flávio França
Este Blog é de nossa autoria e refletem o nosso pensamento. Não está preso a rigores linguísticos pois o que caracteriza-o é a livre escrita, sem revisão. Formação: Educador Físico graduado pela UFRN, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educacionais pela FIP, especialista em Saúde Coletiva pela UFRN. Professor do IFRN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom.... apesar de não ser uma linha de trabalho nova muitos profissionais ainda preferem prescrever maratonas para se emagrecer... lembro de ter começado a estudar esse método quando entrei na faculdade e olha que já terminei a graduação... otimo o trabalho de incentivo ao conhecimento nesse blog, gostei muito de todos os artigos e textos postados talvez pq me identifico com a sua linha de raciocinio... porém o blog deve ter a função de incitar a troca de informação e discussão sbre determinados temas ... vamos expor nossas OPNIÕES...
ResponderExcluirabraço Prof flavio e até mais
que legal ! não sabia que a hipertrofia era importante !kkkk
ResponderExcluir