Olá colegas!
Veja só o Professor Maravilha - o Super-herói da educação.
1- Ele é educado, espera todos entrarem pra poder 'iniciar a aula'.
2- Ele cumprimenta fazendo a chamada - número um, dois, três...
3- Agora ele põe no quadro o 'assunto do dia' e começa a escrever com letras organizadas, bem distribuido no quadro, já dividido ao meio para continuar o assunto.
Ops! esqueci de dizer - o assunto é importante pois cairá na prova.
4- Ao terminar o quadro ele pergunta...posso apagar o começo?
5- Após a segunda passagem tem a olhadinha na porta pra ver alguma coisa que nunca sabemos o que é
Já tive professor que fumava nessa hora.
6- A famosa pegunta que originou toda a reflexão humana - já terminaram, posso explicar.
Por que eles acham que ninguém sabe ler?
Depois de uma explicação empolgante, vicerante e bem explicadinha...
7- Entenderam!? Alguém tem dúvida? - Ouve-se o silêncio!
8- A prova será na próxima semana, ele avisa, estudem que será pra valer (que dizer que o resto é na 'brinca'?)
9- Agora a resolução de problemas (se é problema, por que ele resolve antes de qualquer um tentar?) e passa o dever de casa - uma eternidade da mesma coisa (a repetição leva à perfeição, ele diz)
10- Eis que chega o clímax, o nirvana, a elevação a Asgard, a iluminação, o Pranahiama sei lá, qualquer coisa dessa pra ele, e diz - Hoje é a prova (pensei que ia ensinar antes de fazer a prova), é proibido colar (claro, você tem que ser capaz de dizer o que ele disse sem ajuda de ninguém, mesmo que no outro dia você não saiba mais de nada, decoreba).
E vem o dia do resultado da prova, nota baixa. Também! você é ncapaz de responder o que ele queria, burro. Não faz nada, só tem obrigação de estudar. Sua função na vida é estudar pra ser alguém, já que você ainda não é ninguém. E o pior é se na recuperação você tirar nota ruim, pois está vendo de novo o mesmo assunto, a mesma pergunta. Só que ele não lembrou de ensinar oque você não sabia.
O mais interessante é quando você é professor. Acha-se bom, eficiente, que dá o assunto pro aluno desenvolver o senso crítico e reflexivo. O problema tá no sistema que força a aprovar a incompetência.
Acho que o aluno continua voando. Por isso o BBB tem um Ibope gigante. Pode-se interagir, discutir, observar o que ocorre nos cobertores, ver bundas e gente chorando como se fossem soldados-amigos numa batalha.Mesmo assim, ainda é mais atrativo, pelo menos se ri do ridúculo e na aula, se você rir pode até ser expulso.
Flávio França
Nenhum comentário:
Postar um comentário