Hipertrofia - o desenvolvimento de massa muscular - é um dos principais objetivos da grande incursão de jovens na musculação. Acho isso ótimo, mas hoje se discute alguns temas. Primeiramente vemos uma rejeição da estética por pessoas de 'alto gabarito' com se ela fosse uma coisa do demônio, um pecado.
Estética é necessária a todo ser vivo para diversas funções e não podemos negá-la, mas tratá-la com respeito pois, do contrário, os reforços da beleza na mídia vão dominar quem nos somos.
Segundo, o discurso atual é de que a força e o vigor são coisas de trogloditas e estão transformando o gênero masculino num herbário enfeitado com penduricalhos de uma nova sociedade.
As flores são belas e as rosas também, não defendo a grosseiria e uma rudez desmedida, mas critico o novo estereótipo masculino. Sem arrudeios, homem gosta de esporte, de luta, de carro, de ser forte e robusto, de ser educado e cortêz, ter um lar arrumado, de ajudar a arrumar, de uma companheira verdadeira, detesta frescura e tantas outras coisas. Não é homofóbico pois tem capacidade de saber sobre as coisas e se mantêm informado.
Quanto à musculação e à estética, os meninos agora querem se pintar, usar roupinhas da moda e ouvir musiquinhas pseudoromânticas e detestam aqueles 'caras musculosos'. Que piada!
A aparência, dizem, não é tudo. Discordo, se somos quem aparentamos ser acabamos sendo o que pensamos. Se a aparência não demonstrar quem você é, então você é um mentiroso.
Estética não é uma simples idéia de beleza universal. Este é o problema. Nem todos são belos para todos, mas é belo para aquelesque compartilham de uma mesma forma de ser.
Mas isso não justifica influenciar o jovem para ele assumir um novo estereótipo baseado na fraqueza humana. Temos de ser fortes, vigorosos, saudáveis, respeitosos, bondosos, carinhosos, moralistas, verdadeiros homens com H maiúsculo...e mulheres com M maiúsculo é claro, mas isso é outra postagem.
Terceiro, como causar hipertrofia sem esforço, sem fazer força. A hipertrofia não é uma coisa que nós compramos, mas uma adaptação do corpo à necessidade de fazer força e por um certo tempo.
O treino de homens e mulheres que desejam aumentar a massa muscular, muitas vezes são orientados para outras coisas.
Quando me perguntam se pode treinar resistência na musculação, flexibilidade, equilíbrio, coordenação etc afirmo sempre que sim, mas acrescento que existem outros métodos melhores, pois musculação tem por objetivo desenvolver a força e consequentemente gerar as adapteções necessárias para a força. Já me questionaram se o treino para mergulho deve ser com muita ou pouca repetição e respondi que a pessoa treina mergulho mergulhando e fazer treino de resistência na musculação para aumentar a capacidade de apnéia seria comoum indivíduo querer correr agitando os braços para aprender a voar.
Quanto ao treinamento, se voltado para a estética, deve ser direcionado a todo o corpo pra não ficar ridículo, deve-se conduzir uma alimentação adequada e ter a intensidade suficiente para gerar adpatações.
Tem professores que passam um treinamento e o cliente, não sentindo as melhorias depois de certo tempo, pergunta sobre o que está acontecendo, respondem...é que você não tem genética, depende da individualidade biológica. Legal, já lhe chamou de predar (sem genética) e ainda disse que você não presta cientificamente falando.
Todos se desenvolvem, uns mais e outros menos, e o processo de gerar hipertrofia não foge a um princípio, gerar necessidade de adaptação.
Agora cabe a você, não se vender aos apelos da mídia, se esforçar e dar tempo para que se desenvolva.
Flávio França
Nenhum comentário:
Postar um comentário