sexta-feira, 25 de março de 2011

Olha o Professor Maravilha de novo aí, gente!

Que tal comentar mais algumas coisinhas do super Professor Maravilha?!

Lembro que algumas vezes, o super prof. se deparava com uma pergunta 'idiota' de algum aluno que tentava prestar atenção, mas não entendia NADA. Daí ele repetia quase tudo o que tinha dito e perguntava, entendeu? Daí o aluno, recatado ao seu devido lugar de insignificância dialética respondia, entendi! Depois o professor continuava a magnífica explicação sempre reafirmando, cuidado que vai cair na prova.
Agora o Professor Maravilha terá o apoio da fantástica, da inacreditível Bat Coordenadora Pedagógica. Ela retira de seus penduricalhos no seu super cinto de inutilidades uma fantástica tabela de acompanhamento das notas dos alunos para apresentar aos pais. Quase todo dia vem um papaizinho superpreocupado com o futuro promissor de seu filhinho desejoso de saber suas notas. Daí ela mostra a nota baixa dada pelo Professor Maravilha ao pobre e estúpido aluno que pergunta, mas não aprende pois tem um défict de atenção e não consegue aprender.
Eles acabam a conversa com o pai dizendo que vai tirar o filho do esporte pois está atrapalhando os estudos, e se brincar, o video game também. A Bat Coordenadora Pedagógica sai satisfeita porque mostrou ao pai que tem controle sobre as coisas que acontecem na escola e o Professor Maravilha, esse é que tem satisfação. Sabe que administra bem a sala de aula e detecta os indivíduos com dificuldade de aprendizagem. Esqueci de dizer...o papaizinho veio no dia de entrega das notas!

A história que você não leu!

1- Professor que repete o que disse não sabe que o aluno não entendeu o que ele disse.
2- Prova, no máximo, prova o que você é capaz de fazer igual ao que o professor quer.
3- A melhor avaliação é o dia-a-dia, fazendo o que se deve fazer. Vejamos:

Se você não souber o que estudou no ano passado, não estudou, só copiou.
Se você não souber o que estudou depois que sai da escola, perdeu tempo.
Estudar nos faz aprender. Você sabe falar em inglês, sabe ler um gráfico estatístico, conhece as especificidades geográficas brasileiras, sabe identificad uma dicotiledônea, consegue ler um contrato, sabe separar uma mistura, consegue criar uma ferramenta que aumente o torque? Se não souber, perdeu tempo.

4-Nota só indica o seu estado num momento de insolidez do conhecimento, dá até 'branco', ou de memorização de curta duração de um saber. Falta a consolidação e a reflexão ou reestruturação do saber para outras situaçãoes.
5- Os alunos precisam ser avaliados, não para se qualificar numa escala de pontuação, mas para se identificar as lacunas de aprendizagem para que se possa retomá-las, reorganizá-las e para que sejam tomadas decisões que propiciem a aprendizagem.
6- Papai que quer ver nota, na verdade quer dizer as notas na disputa com os colegas.
7- Tem pai que se preocupa de verdade com a nota, só não compreende que a nota é um instrumento falido de aferição da aprendizagem.
8- O reforço de que o aluno enfrentará concursos e precisa saber lidar com notas não se justifica. O problema não é lidar com nota ou participar de provas, isso é fácil quando se sabe o que se precisa, mas é dificílimo quando não se conhece o assunto.
9- A hora da entrega das notas, infelizmente, é o fim de um processo que não foi completado. Agora é tarde e não tem mais tempo pois os assuntos do outro bimestre já serão diferentes e o que não se aprendeu, terá que ser decorado de urgência nuns diazinhos de recuperação com uma provinha mais fácil pra poder avaliar só o necessário. Se só precisa saber um pouquinho, por que não se ensina só esse pouquinho?
10- Tirar do esporte como punição é tirar o aluno do único lugar onde ele aprende algo, não é a toa que ele vai com satisfação, tem expírito investigativo, se esforça sem precisar de recompensas, é cooperativo, lida com as diferenças, tem autonomia, se emancipa, conhece novas possibilidades, pessoas e lugares, lida com decisões rápidas ou mesmo a longo prazo, define estratégias, assume responsabilidades, conhece o corpo, as leis das ciências naturais e sociais, comunica-se e faz-se ser ouvido, recebe comandos e mesmo comanda, aprende a esperar e até mesmo, representa a escola em eventos diversos, fazendo até o pai se orgulhar dizendo...aquele é meu filho!

Flávio França

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