quarta-feira, 2 de março de 2011

Zona de Desenvolvimento Proximal

Uma boa teoria pedagógica, desenvolvida por Lev Vigotski, é a ZDP.
A concepção de que o indivíduo tem um conhecimento real, atual e uma possibilidade de conhecimento, um potencial mostra-se em várias situações concretas.
Cabe, agora, ao professor saber utilizar esta idéia para otimizar a aprendizagem.
O conhecimento, inicialmente, deve ser trazido para o aluno através de problemas reais, de situações onde ele necessite solucionar. Estes problemas devem estar na zona potencial do aluno e ela é reconhecida por se caracterizar de situações possíveis de serem resolvidas com a ajuda de alguém, através de exemplos, simulações, imitação.
As situações propostas devem provocar desconforto e possibilitar uma mudança de comportamento até que possibilite o domínio dos conceitos, não a memorização deles, mas a essência e possibilitem a aplicação em diversas situações.
Professores que trabalham dando uma explicação para os conteúdos, resolvendo exemplos, pedindo trabalhos de pesquisa para serem entregues em 'tantos' dias e fazendo uma prova que exija muito acima da ZDP são medíocres em estimular o aluno a aprender.
Se você se vê nesta situação então saia desta zona de conforto. Provoque, instigue, dê trabalho.
A aula deve partir de como solucionar um problema e de quais formas é possível fazê-lo. Os exemplos devem ser direcionados para zona da possibilidade sem esperar o aluno atingir uma maturidade pois ela só seria atingida com o estímulo externo. Reforce os comportamentos adequados, pois educar é formar comportamentos que se julga corretos, sem hipocrisia de formar para qualquer coisa que venha a acontecer, todo professor tem uma meta, uma ideologia.
Provoque as pesquisas sobre as dúvidas dos alunos e não aceite plágios. Force a leitura, a vivência e o trabalho coletivo. Provoque encontros entre indivíduos diferentes, nada de grupinhos pré-formados e não faça provas para mostrar o que o aluno pode responder pois, só demonstramos saber algo fazendo. Só sabe nadar quem nada.
E, antes de mais nada, deixe de discutir que as coisas na prática são diferentes da teoria. Isso só mostra que você não sabe o que é prática nem teoria.

Flávio França

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