terça-feira, 15 de maio de 2012

Média aritmética e educação

Avaliar não é mera medida de um estado atual do aluno, nem poderia ser. Avaliar, seria sim, identificar as aquisições de conhecimentos psicomotores, cognitivos e afetivos permitindo destacar que elementos não estão bem estabelecidos e o por quê desta lacuna de aprendizagem.

Faz-se necessária uma reflexão do processo utilizado e das características do aluno para que sejam traçadas novas estratégias para que alcancem um conhecimento mínimo pré-estabelecido pelos organismos institucionais de educação, e pelo corpo docente da entidade loco do processo.

Fazer uma média entre os diversos saberes não representa o estado atual de saber, mas uma subtração do conhecimento anterior (geralmente de menor qualidade) do atual (geralmente de maior qualidade) ou seja, se o aluno aprendeu uma tarefa ou competência, se ele adquiriu uma habilidade ou resolveu um problema, não mais importará o que ele é capaz de fazer, mas irá inferir que ele não sabe.

Imaginemos uma primeira nota 2,0. Ela nos mostra que ele ainda não tem competência pois não passou pelo processo de aprendizagem de forma satisfatória. Uma segunda nota 8,0 reflete sua competência e do professor em lidar com o novo saber, um nível de sucesso na aprendizagem, mas, infelizmente sua média é 5,0. Não importa mais a diferença de aprendizagem, ele é rebaixado, reprovado.

A intenção deste sistema não é valorizar o sucesso escolar, a aprendizagem real, mas manter um alunos disciplinado em ser medianos, medíocres.

Um aluno que obtém duas notas 6,0 passa como melhor e que teria aprendido. Na minha análise ele já sabia um pouco, não aprendeu nada e teve promoção.

Maiores análises precisam ser feitas, mas posso afirmar a princípio que quem aprende sabe fazer. Saber mais ou menos é um estado temporário anterior à aprendizagem e posterior ampliação do elemento aprendido, seu desenvolvimento.

Tentarei refletir noutros momentos sobre este e outros aspectos relativos à avaliação.

Por Flávio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário