Sempre me deparo com uma situação, no mínimo, estúpida. Quando temos um atleta ou mesmo um indivíduo que obteve ótimo resultado com seus exercícios físicos vemos as pessoas lhes perguntando, - o que você tomou?
Curiosamente ninguém acredita que não é preciso tomar nada para que se tenha bons resultados.
Não sou hipócrita e não nego o fato que para se atingir níveis "sobrehumanos" de massa muscular e outras performances, o uso de drogas é necessário, mas nem tudo é só droga - esforço, dedicação, disciplina, alimentação, sono e descanço, anos de treinamento e, principalmente, genética são fundamentais.
Infelizmente, uma industria "babaca" nos empurra a idéia de que devemos tomar isso ou aquilo para se ter resultados ou mesmo saúde.
Começa essa falácia com papai e mamãe dizendo que tem de comer verdura e feijão pra ficar fortinho - que mentira. É igual a dizer que se a criança não obedecer vai chamar o "lobo mau".
Depois crescemos vendo a mídia dizer que esse ou aquele suplemento faz mil maravilhas. Se esse monte de chazinho, comprimidinho, pozinho e tudo mais fizesse refeito não tinha mais ninguém gordinho, magrelinho, fraquinho, feinho etc.
Depois vêm os pseudoespecialistas dizendo dos problemas devido ao uso e suplementos. Que é só pra atleta, que criança não pode usar, que tem de usar pra poder treinar (ou malhar pros mais delicados), que suplemento tem droga dentro, que brocha, dá câncer.
Primeiramente - NENHUM SUPLEMENTO FAZ MILAGRE - se você é muito feinha, não adianta se pintar (tem meninas que andam na rua com massa corrida na cara), se você é magrelinho, não adianta levantar cotonetes e tomar Whey Protein Isolada.
Suplemento nutricional (vale salientar que seja de boa marca) nada mais é do que comida processada. Se faz mal, comer também faz. Suplemento demais faz mal? É claro, pois até cuidado demais faz mal!
Curiosamente se proibe o uso de, por exemplo, albumina em pó, mas se permite usar leite em pó - é a mesma coisa, só que a albumina é clara de ovo desidratada.
Se proibe usar maltodextrina e se deixa usar "Maizena".
Tem uns discursos interessantes de gênios cientistas dizendo que os suplementos deveriam ser proibidos. Devia era proibir um indivíduo de dizer isso - "viva à liberdade de expressão? ... Será?!"
O pior é que os pais permitem e até estimulam as crianças a comerem lixo, isso mesmo, LIXO.
Se você oferece biscoito recheado, pipocas dessas fedorentas, refrigerantes, balinhas etc, na verdade você está matando aos poucos o seu filho e o deseducando para que ele nunca mais seja capaz de ter bons hábitos.
Os pais, realmente, matam seus filhos aos poucos ensinando-os a comer porcarias, a beber, a fumar, a falar palavrão, a ser violento, a ser preguiçoso, não fazer exercícios, não ser criativo e de espírito forte.
Não se ensina algo a uma criança dizendo pra ela, mas fazendo o que é certo. Infelizmente muitas pessoas são dominadas pelos prazeres imediatos e conseguem uma gama infinita de desculpas pra continuar sendo erradas em suas vidas.
Quanto à melhor suplementação, é complexo e o diálogo entre um profissional da Educação Física e da Nutrição é fundamental, mas não pergunte a eles na rua, por ser seu colega, marque uma consulta pois são profissionais que se esforçam muito para proporcionar à sociedade o verdadeiro caminho da saúde física.
Infelizmente tem alguns que sabem mil palavras bonitas, mas não sabem prescrever. Julgue bem antes de contratar.
Por Flávio França
Nenhum comentário:
Postar um comentário