sexta-feira, 20 de maio de 2011

Educação Física escolar e inconsistência de conteúdos.

Muito se discute sobre o que é a Educação Física da escola. São várias as tendências e inúmeros os especialistas que desenvolvem teorias especiais e gerais. No entanto, independente da tendência que se deseje seguir, o público, a sociedade e seus saberes não são respeitados.
Se algo só tem seu mérito mediante a cientificidade de grandes pensadores, o que será da opnião e dos desejos de quem é o alvo desta Educação Física (E.F.).
Critica-se a esportivização quando ela foi quem levou a E.F. ao seu reconhecimento como componente curricular, independente de seu uso ideológico ou político. Impõe-se que a biologização é tratar o corpo como elemento divisível e vemos crescer os altos índices de doenças metabólicas advindas de maus hábitos preventivos. Fala-se em corporeidade e vê-se pensadores sedentários dizendo o que deve ser a E.F.
Tende-se a valorizar a cultura corporal e somos assolados por demonstrações ridículas de dancinhas da moda e brincadeirinhas sem objetividade educacional.
Apesar das discussões, os alunos continuam detestando a E.F. que é recordista de faltas e atestados médicos.
Para acabar de vez temos os professores que, infelizmente são realistas e não têm esperança, dando a 'bola' pros alunos - é verdade, a realidade cansa.
Convívio com salas super lotadas, alunos indisciplinados, marginalidade, drogas, salário não é preciso falar, direção cobrando resultado nos jogos escolares, alunos de tuda modalidade possível querendo treinar para competir e você tentando dar apoio à todos, conselho proibindo o 'amigo da escola' de atuar como técnico e a TV mostrando eles atuando - inclusive em grandes eventos de futebol, e isso não se proíbe.
Temos os alunos que não podem comer direito e - a grande maioria - que come mal por simples comodismo ou deseducação alimentar (que desejo escrever sobre isso brevemente).
Espaço físico de E.F. é o pátio ou a quadra que tá fedendo a maconha e esburacada. Bola, só se for de sucata, aliás, passei anos trabalhando com a ideia de que E.F. deve usar sucata e que bola oficial era apenas pros alunos verem nas competições oficiais.
Quanto ao material de E.F., curiosamente, sempre ouvi que não temos bolas na escola - como se material de E.F. fosse "BOLA".
Espaço de E.F. também é confundido com quadra e é ilário fazer um momento de relaxamento numa quadra suja, aliás, podre e com barulho de carro, gente passando, alunos de outras turmas sem aula etc.
Na escola particular a E.F. é ... aliás, não é... o esporte é puleiro de atletinhas bolsistas.
No fim das contas, e os conteúdos? Vou resumí-los:

Meninos - futsal
Meninas - queimada
Aula mista - volei
Trabalho para casa - história das olimpíadas, nutrientes e suas funções, história do futebol, doenças metabólicas.
Prova - decore o texto e responda igualzinho.

O pior é que tem escola em que nem isso existe.

Por. Flávio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário