sexta-feira, 1 de abril de 2011

Barriguinha?! Mitos e verdades.

A gordura que acumulamos na região abdominal, e no resto do corpo, não se deve a 'comer gorduras', mas ao excedente alimentar total frente ao gasto calórico, este se constitue por uma parcela derivada das atividades diárias, outra parte dos exercícios físicos intencionais e uma última do metabolismo basal - que mantem as funções do corpo.
Quanto à alimentação, sabemos que alimentos feitos com gorduras trans têm uma preferênciazinha pela barriguinha. Não esqueçamos da genética, alguns têm mais facilidade de acúmulo em determinadas partes do corpo - nos homens, mais na barriga e nas mulheres, nas coxas e culotes.
Os alimentos que se isentos de gordura trans podem estar mentindo. A lei só obriga a colocar a partir de uma determinada quantidade e os fabricantes reduzem as porções para não precisar colocar no rótulo, ou seja, se comer mais que uma porção, dançou.
Mudar a alimentação é imprescindível. Devemos comer bem e nas quantidades certas, o bom é que todo mundo sabe o que fazer, só precisa criar vergonha na cara e deixar de se vender às modas e guloseimas de forma descontrolada. Comer uma pizza, salgadinho etc não faz mal, o problema é que eles alteram o seu comportamento de tal forma que você deixa de ser dono de seus próprios desejos. Todos acabam tendo um reforço no comportamento pelos prazeres imediatos onde a consciência passa a ser mera escrava das propagandas e dos círculos de amizades (mui amigo, né).
Quanto aos exercícios, quem disser que deve fazer abdominal é um enrrolador. Não existe nenhum exercício específico para gordura localizada, nem tratamento estético ou cremezinho. É tudo mentira. No máximo diminuem as medidas momentaneamente, mas volta em poucos minutos.
Exercício aeróbio é outro mito. Dizem que os aeróbios queimam gordura, só não dizem que não vem do abdômen. Tem muita gordura no fígado, ácidos graxos circulando, gordura intramuscular para ser metabolizada. Se for passar fome e andar bem muito vai acabar fazendo o corpo preservar as gorduras e metabolizar as proteínas reduzindo a massa muscular e o metabolismo basal além de desidratar e dar a sensação de fadiga, preguiça.
Exercícios aeróbios são bons, mas deve-se fazer, prioritariamente os anaeróbios e, principalmente musculação, pois, dessa forma, você 'ensina' ao seu corpo a crescer a massa magra e usar mais calorias no dia-a-dia.
Na verdade, o ideal é se observar que o abdômem está ultrapassando cerca de 82cm nas mulheres e 92cm nos homen, criar vergonha e se exercitar além de procurar um nutricionista ou comer feito gente.
Os preguiçosos, na verdade, deveriam fazer exame de fezes e sangue pra ver se não tem verme ou outras doenças, se não, brigar com seus pais que lhe educaram de forma a ser preguiçoso.

Flávio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário