sábado, 22 de outubro de 2011

Professores de Musculação

Comecei a treinar musculação com 16 anos oficialmente, pois desde os 12 ou 13 treinava com recursos domésticos, se é que me entendem e comecei a dar aula só com 19. Hoje, aos 37 anos me sinto confortável para falar sobre o assunto.
Sendo a musculação o sustentáculo financeiro das academias estamos nos deparando com o inúmeros Fisioterapêutas e Educadores Físicos e mesmo com praticantes se apresentando como professores de musculação.
Primeiramente temos de compreender que o Fisioterapêuta é o profissional que lida com a recuperação e legalmente não está habilitado a prescrever exercícios físicos ou lidar com aulas, seja de que tipo for. Ele é um profissional sério e de enorme valor em sua área de atuação.
O grande debate está entre o graduado em Educação Física (EF) e o professor não formado (leigo). A maior alegação do leigo é de que ele conhece os exercícios e como elaborar as "séries de treino" pois tem anos de prática e experimentou diversas possibilidades além de ler muito sobre o assunto.
A concepção de que "ler sobre o assunto" é estudar, pesquisar, investigar só demonstra sua falta de conhecimento sobre ciência. O conhecimento e´mpírico é fundamental em todas as instâncias do trabalho humano, mas, a partir do momento em que temos uma profissão e não um ofício a legitimidade é do saber científico sobre o tema em questão.
A EF é uma profissão e merece ser respeitada pois foi construída ao longo de décadas senão séculos de trabalho, esforço e pesquisa.
É inerente ao praticante acreditar que detem o conhecimento necessário para ministrar aulas dada à limitação de possibilidades com que se depara no universo único e exclusivo do treino. Ele acredita que sabe anatomia por conhecer alguns grupos musculares, que conhece fisiologia por saber sobre metabolismo dos carboidratos e dos lipídeos, ache que sabe biomecânica por conhecer os tipos de alavancas, cinesiologia por ter decorado o que os principais grupos musculares fazem. Acham que entendem de psicologia por ter assistido "super Nanny", de pedagogia não sabe nada pois não entende nem pra que serve achando que é só pra as escolas. Tem quase certeza de como trabalhar com grupos especiais pois tem uma receita para todos eles - treino mais leve, "sem pegar peso" - e acredita veementemente que sabe lidar com o cliente pois tem um corpo trabalhado (muitas vezes na base dos "óleos") e está no mercado a muitos anos.
Infelizmente a maior parte das vezes em que vi pessoas experientes eu vi a repetição dos mesmos erros e acertos por muitos anos. O simples fato de achar que não precisa de uma formação mais apropriada já demonstra sua "rigidez cadavérica".
Concordo que depois de alguns anos no 'ofício' o indivíduo se desestimula a topar uma faculdade, até mesmo por termos inúmeros cursos de EF que são medíocres, mas a radicalidade de alguns leigos contra os formados só reflete o medo de perder espaço no mercado tentando agredir antes que se reduza o número de clientes na academia.
Da mesma forma é condenável o profissional de EF que não entende da área em que pretende trabalhar. Colecionei revistas, pôsters, vídeos, fotos etc sobre musculação pois amo ests modalidade de exercício. Sou fã de culturismo, treino, convivo com atletas e praticantes comuns, acompanho as novidades, estudo e sigo preceitos de uma vida saudável, de alimentação e tudo o mais que trata do culto ao corpo. Entendo meu corpo como minha essência neste mundo - o Eu.
Este é o problema. Professores que não vivem a musculação enquanto estilo de vida não conhecem as 'entranhas' do exercício.
A musculação é composta por três áres: o saber científico acumulado (e que muda a cada nova pesquisa), o saber empírico (e que depende muito da experiência) e o amor, mas não um amor complascente, mas sim exigente, que não se contenta, que não se conforma, mas que busca mudanças).
Curiosamente estou vendo novos professores se drogando para fingir aos seus alunos que seus métodos são eficientes e esse aspecto eu não gostaria de comentar. O uso de recursos por atletas vai muito além do simples aspecto financeiro e merece estudos mais profundos. O professor que quer se passar por "marombeiro" é um mero 'mamulengo' do capital.
Pra finalizar, reflita um pouco sobre os professores de outras áreas também como a dança, as lutas, os esportes etc. Não é uma questão de manter uma cultura - e isso pode ser feito por todos - mas de lidar com uma PROFISSÃO.
Por Flávio França

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