sábado, 3 de setembro de 2011

Equipamentos de musculação.

Vamos comentar algumas das principais causas de lesões nas salas de musculação, os equipamentos utilizados. Primeiramente, se você paga "barato" para treinar, tenha certeza que vai pagar "caro" para concertar. É isso mesmo, uma academia que cobre seus 20, 30, 40 reais não tem condições de disponibilizar equipamentos ótimos e profissionais competentes, qualificados, registrados e satisfeitos.
Não é preciso que o equipamento seja caríssimo para ser bom, mas só os fabricantes sérios têm condição de fazer uma análise biomecânica do equipamento, bem como testes bem conduzidos e selecionar materiais preservem a integridade do equipamento e do cliente.
Alguns curiosos fazem equipamentos quase perfeitos, copiados de fotos e desenhos - isso é roubo de patrimônio intelectual. Outros são inventivos e desenvolvem seus próprios equipamentos, mas será que entendem de cinesiologia.
Tem gente que admira um instrutor ou um fabricante artezanal por ele saber os nomes de alguns músculos e suas fnções - isso só mostra a ingencuidade dele.
Vejamos alguns erros gritantes:

1. extensora - com sensação de muito peso no início e sem nenhum no fim do movimento e assento à 90 graus.
2. flexora - a mesma sensação e com a prancha reta, sem curvatura no quadril.
3. leg press - com apoio dos pés pequeno e que deixe o joelho se anteriorizar em demasia, banco não regulável e carro folgado nos trilhos o que gera um balanço característico.
4. smith machine - sem rolamento adequado causando atrito em demasia ou com apoio dos pés muito à frente.
5. supino reto - com suporte de barras muito curto ou muito longo, com altura inadequada e sem a possibilidade de elevação dos pés aliviando o arco lombar que se forma.
6. supino declinado - com a manutenção do quadril extendido.
7. puxador alto - sem apoio sobre a coxa, próximo ao quadril. Sem curso suficiente para puxar.
8. remada articulada - trazendo a pegada para próximo do peito, sem carga adequada à medida que se aproxima o peso.
9. voador 'peck deck' - sem estabilidade, com movimento desigual entre os braços.
10. suporte de agachamento - sem apoio de segurança regulável na altura, com instabilidade e sem espaço adequado para ajuda se necessário. Com piso escorregadio ou placas do piso soltas.

Isso foi só um pequeno roteiro para você ser capaz de julgar sua academia. Se ela não lhe atende o mínimo para garantir sua segurança ela não merece seu dinheiro - denuncie ao Conselho Federal de Educação Física, à Covisa, aos Bombeiros e à Secretaria de Tributação de sua cidade.

Não esqueça de fazer a propaganda negativa.

Por Flávio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário