A. M. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ainda sobre o "Forró de Plástico"...artigo de José...":
Caro Flávio, minhas congratulações!
Meu caro AMIGO, é lamentável observar jovens idolatrando e se aglomerando para acompanhar isto que na minha concepção é o séquito fúnebre de uma geração perdida nos corredores da idiotice e da falta de cultura. Onde o cérebro, levado pelas trepidações do corpo em euforia, guindados pela libido instigada através da sensualidade logra destituir o ser do que mais importante há: o seu senso crítico! Inexorável se fazem as palavras do célebre Machado de Assis: VIVEREMOS UMA ÉPOCA, A QUAL DENOMINAREMOS DE A REVOLUÇÃO DOS IDIOTAS!
Este Blog é de nossa autoria e refletem o nosso pensamento. Não está preso a rigores linguísticos pois o que caracteriza-o é a livre escrita, sem revisão. Formação: Educador Físico graduado pela UFRN, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educacionais pela FIP, especialista em Saúde Coletiva pela UFRN. Professor do IFRN
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
terça-feira, 9 de agosto de 2011
A mitificação dos suplementos alimentares.
Sempre me deparo com uma situação, no mínimo, estúpida. Quando temos um atleta ou mesmo um indivíduo que obteve ótimo resultado com seus exercícios físicos vemos as pessoas lhes perguntando, - o que você tomou?
Curiosamente ninguém acredita que não é preciso tomar nada para que se tenha bons resultados.
Não sou hipócrita e não nego o fato que para se atingir níveis "sobrehumanos" de massa muscular e outras performances, o uso de drogas é necessário, mas nem tudo é só droga - esforço, dedicação, disciplina, alimentação, sono e descanço, anos de treinamento e, principalmente, genética são fundamentais.
Infelizmente, uma industria "babaca" nos empurra a idéia de que devemos tomar isso ou aquilo para se ter resultados ou mesmo saúde.
Começa essa falácia com papai e mamãe dizendo que tem de comer verdura e feijão pra ficar fortinho - que mentira. É igual a dizer que se a criança não obedecer vai chamar o "lobo mau".
Depois crescemos vendo a mídia dizer que esse ou aquele suplemento faz mil maravilhas. Se esse monte de chazinho, comprimidinho, pozinho e tudo mais fizesse refeito não tinha mais ninguém gordinho, magrelinho, fraquinho, feinho etc.
Depois vêm os pseudoespecialistas dizendo dos problemas devido ao uso e suplementos. Que é só pra atleta, que criança não pode usar, que tem de usar pra poder treinar (ou malhar pros mais delicados), que suplemento tem droga dentro, que brocha, dá câncer.
Primeiramente - NENHUM SUPLEMENTO FAZ MILAGRE - se você é muito feinha, não adianta se pintar (tem meninas que andam na rua com massa corrida na cara), se você é magrelinho, não adianta levantar cotonetes e tomar Whey Protein Isolada.
Suplemento nutricional (vale salientar que seja de boa marca) nada mais é do que comida processada. Se faz mal, comer também faz. Suplemento demais faz mal? É claro, pois até cuidado demais faz mal!
Curiosamente se proibe o uso de, por exemplo, albumina em pó, mas se permite usar leite em pó - é a mesma coisa, só que a albumina é clara de ovo desidratada.
Se proibe usar maltodextrina e se deixa usar "Maizena".
Tem uns discursos interessantes de gênios cientistas dizendo que os suplementos deveriam ser proibidos. Devia era proibir um indivíduo de dizer isso - "viva à liberdade de expressão? ... Será?!"
O pior é que os pais permitem e até estimulam as crianças a comerem lixo, isso mesmo, LIXO.
Se você oferece biscoito recheado, pipocas dessas fedorentas, refrigerantes, balinhas etc, na verdade você está matando aos poucos o seu filho e o deseducando para que ele nunca mais seja capaz de ter bons hábitos.
Os pais, realmente, matam seus filhos aos poucos ensinando-os a comer porcarias, a beber, a fumar, a falar palavrão, a ser violento, a ser preguiçoso, não fazer exercícios, não ser criativo e de espírito forte.
Não se ensina algo a uma criança dizendo pra ela, mas fazendo o que é certo. Infelizmente muitas pessoas são dominadas pelos prazeres imediatos e conseguem uma gama infinita de desculpas pra continuar sendo erradas em suas vidas.
Quanto à melhor suplementação, é complexo e o diálogo entre um profissional da Educação Física e da Nutrição é fundamental, mas não pergunte a eles na rua, por ser seu colega, marque uma consulta pois são profissionais que se esforçam muito para proporcionar à sociedade o verdadeiro caminho da saúde física.
Infelizmente tem alguns que sabem mil palavras bonitas, mas não sabem prescrever. Julgue bem antes de contratar.
Por Flávio França
Assinar:
Comentários (Atom)