sábado, 26 de novembro de 2011

Dicas de Musculação - biotipologia!?

Muitas vezes me deparei com uma questão colocada no meio da musculação - qual é o meu biotipo; mesomorfo, endomorfo ou ectomorfo, ou mais alguma subdivisão deles. Daí ficava lendo revistas que me diziam a melhor forma de treinar para cada característica e, curiosamente, não encontrava estas respostas nos livros. Os atletas e a "galera" entendida dizia que é por ser bem diferente a teoria da prática e eles tinham anos de experiência e já sabiam dessas informações - como se este assunto não fosse nunca pesquisado e apenas as experiências deles (diga-se de passagem mau conduzidas) fosse a resposta verdadeira.
Na verdade o músculo se adapta às necessidades que ele tenha e, se quer aumentá-lo o máximo, a melhor forma é oportunizar treinos que exijam uma mescla de força e resistência.
Cada biotipo tem uma compleição distinta e ma distribuição dos tecidos diferente, mas músculo é músculo e as adaptações a cada tipo de estímulo são semelhantes. A grande diferença é que algumas pessoas conseguem treinar mais que outras e nem sempre isso corresponde ao tipo de corpo (biotipo).
Em resumo e sem muita discussão, treine segundo os princípios gerais para hipertrofia e, com a experiência, veja qual forma você obtêm melhores resultados e se sente mais confortável lembrando-se de uma regra básica, todo treinamento deve ser orientado a:
1- ser eficiente,
2- ser prazeroso,
3- ser saudável e
4- ser econômico.

N'outro momento abordaremos estes princípios.

Por Flávio França

Uma das armas que mais mata e é vendida indiscriminadamente!